Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Professoras do Ifal lançam artigo na Revista Práxis, na Paraíba

Professoras do Ifal lançam artigo na Revista Práxis, na Paraíba

Fátima Amorim e Socorro dos Santos, do Campus Marechal Deodoro, defendem importância da extensão para alunos do Proeja

publicado: 12/05/2016 16h06, última modificação: 12/05/2016 16h08

Duas professoras do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro lançaram essa semana, na Revista Práxis, um artigo em que defendem a importância das ações de extensão para estudantes do Proeja (Educação de Jovens e Adultos). Fátima Amorim e Socorro dos Santos também participaram do lançamento da revista na segunda-feira (9), em João Pessoa.

O artigo publicado detalha como o processo de elaboração e condução de projetos de extensão se configuram como estratégias para subsidiar o processo ensino aprendizagem dos estudantes. Por meio de encontros semanais com alunos bolsistas e voluntários, as professoras discutiram material científico, instrumentos de coleta de dados e fizeram visitas técnicas a um serviço de alimentação escolar indicado pela prefeitura de Marechal Deodoro.

“Ficou evidente o quanto as ações de extensão têm contribuído para a formação dos alunos. Nesse caso, o conhecimento sobre segurança do alimento se tornou de domínio simples, proporcionando o desenvolvimento de uma visão crítica e não apenas uma temática a ser ‘decorada’ para a prova”, explica Fátima Amorim, coordenadora do curso de Cozinha do Proeja.

“Tivemos a oportunidade de refletir que a ação docente vai além de conhecimentos teóricos e práticos. Cabe aos professores também reconhecer fragilidades, estabelecer um compromisso com a sociedade, desenvolver potencialidades e enfrentar limitações. É preciso saber que não se sabe tudo, mas que juntos, docentes, discentes e a comunidade, é possível ir além do que foi aprendido em sala de aula”, avalia Socorro dos Santos, coordenadora do curso de Hospedagem do Proeja.

A Revista Práxis é produzida pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPB e reúne artigos nacionais sobre o uso do saber em intervenções sociais. Também participaram do lançamento a Pró-Reitora de Extensão do IFPB, Vania Medeiros, e a editora da revista, Beatriz Alves de Sousa. Fátima Amorim e Socorro dos Santos também são avaliadoras externas da revista e realizam parcerias frequentes com o IFPB.