Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > NOTA - Ifal aguarda repasse federal para pagar bolsas atrasadas

NOTA - Ifal aguarda repasse federal para pagar bolsas atrasadas

publicado: 17/05/2016 11h53, última modificação: 19/05/2016 12h03

Atualização em 19/05/16:

A Diretoria de Administração do Ifal - Campus Marechal Deodoro informou que, após a chegada de novo repasse federal, os pagamentos das bolsas estudantis de Monitoria e de Extensão referentes ao mês de abril foram pagas nessa quarta-feira (19/05). Dessa forma, todas as bolsas e auxílios estudantis do campus encontram-se quitadas.

Prezada comunidade do Ifal – Campus Marechal Deodoro,

Estudantes, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados,

Como é de conhecimento de vocês, o pagamento das bolsas estudantis referentes ao mês de abril de 2016 está atrasado nos campi do Ifal. Até a data de hoje, não houve repasse suficiente do governo federal para pagar as bolsas de monitoria e de extensão do campus Marechal Deodoro, que totalizam R$ 29.240.

Na última quarta-feira (11), a Reitoria do Ifal informou a chegada de apenas parte dos recursos necessários para quitar as dívidas dos campi em Alagoas. Informou também que teve que fazer uma lista de prioridades para o uso desses recursos em cada campus da instituição. No caso de Marechal Deodoro, optou-se pelo pagamento imediato das bolsas de assistência estudantil, que impactam o maior número de estudantes, totalizando mais de R$ 80 mil, além das contas de energia elétrica e água.

Dessa forma, uma série de dívidas ainda precisa ser quitada, entre elas as bolsas de monitoria e extensão e o pagamento das empresas terceirizadas, que prestam serviços continuados ao campus. Infelizmente, o Ministério da Educação ainda não sinalizou com a previsão de data para o novo repasse. Assim que isso acontecer, toda a comunidade será informada.

Alguns alunos também questionaram sobre o cancelamento, por parte do Ministério da Educação, das inscrições para o Programa de Bolsa Permanência nas IFEs (Instituições de Ensino Superior). Esclarecemos que a informação é verdadeira, mas, até agora, a medida atinge apenas as universidades federais, não se estendendo aos institutos federais.

É de conhecimento público o difícil momento pelo qual passa a política nacional e todas/os nós, gestão, estudantes e servidoras/es ainda estamos aguardando o desenrolar dos fatos. A direção do campus Marechal Deodoro está em permanente diálogo com a Reitoria do Ifal para resolver a situação o mais rápido possível e, sabendo como as bolsas são fundamentais para as/os estudantes e suas famílias, segue aberta para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esse processo.

Direção-geral

Campus Marechal Deodoro